Pesquisar

15 de set de 2013

Resenha: Diário de Um Banana - Jeff Kinney

Título: Diário de um Banana
Autor: Jeff Kinney
Editora: V&R
Páginas: 218 (Edição Econômica) 
Comprar: Preços
Avaliação: 4/5


Resenha: Não, esse livro não tem nada de comum. Geralmente os livros que leio são formados de uma história, onde o personagem tem algum objetivo e bem, tem que realizá-lo, buscá-lo, enfim..são livros como Harry Potter (Destruir as Horcruxes) Percy Jackson (A Maldição, rs) entre outros. E esse é o ponto que mais me chamou atenção no livro 'Diário De Um Banana', pois o livro é de fato um diário, onde os objetivos são pequenos e rápidos, como por exemplo: Fazer uma festa de Halloween, pegar doces.. mesmo que o tempo entre uma narração e outra varie, desde um dia a outro, até alguns meses..  Mas isso só torna e leitura mais interessante, pois é algo muito diferente do comum e  contagia mais a leitura!

Diferenças a parte, um ponto legal para se falar sobre o livro é a sua maturidade. Assim que o comprei pensei se tratar de algo mais voltado aos adolescentes, um pouco maiores, mas me enganei. O livro é bem infantil, até mais do que eu realmente parece.. Então vai a dica: se você não gosta de  livros infantis, já sabe! Pois apesar de ser engraçado, a temática é infantil, não tem como fugir! (lembre-se, Greg Heffley é uma criança). Mas isso é pra quemnão curte histórias mais infantis. 


Quanto ao humor do livro, posso dizer que é único! As aventuras cotidianas de Greg e seus amigos são narradas por ele de uma forma 'pura', mesmo que às vezes essa pureza seja um pouco maldosa! Confuso? Bem, para o que  Greg é um plano perfeito para criar uma casa do terror, para seus pais é uma receita certa para muita confusão. Coisas poucas, mas vista pelo olhar de uma garoto inocente, que torna atos simples muito hilários devido à forma como são vistas na cabeça de Greg. É um espetáculo ver a interação entre ele e seu melhor amigo!


O livro é muito agradável de ler, pois tem ilustrações (simples e hilárias) e letras grandes e espaçadas.  O cotidiano de Greg é muito interessante quando vem à tona suas família, amigos, escola. Apenas qualifiquei o livro com nota 4 pois como disse no início da resenha o livro tem uma temática bem infantil, eu esperava algo a mais sobre isso, um amadurecimento da personagem durante a história, o que não ocorreu. Espero que nos próximos volumes isso ocorra, vou ler em breve! 

Quando o li, demorei dois dias devido ao tempo de provas na escola, mas o livro é facilmente lido em uma tarde.  E quanto à qualidade do livro devo dizer que me surpreendi: quando o comprei não sabia que se tratava da edição econômica, e quando o livro chegou pensei que seria aquela tortura dos livros econômicos: páginas  enrugadas ao chover, capa curvada, uma lástima.. Mas não, isso não ocorreu, o livro é forte, mesmo nesta edição! Além da capa, que é muito bonita! 

Em suma, é um livro muito bom, independente de faixa etária (claro que os pequenos se divertirão mais!) que vale a pena ser lido, mesmo que por curiosidade! Personagens marcantes, um livro com enredo incomum, algo novo e especial... Super recomendo a leitura do livro! 


Agora, alguns trechos do livro: 







Um comentário:

  1. Ai a diagramação é bem caprichada né? Eu sempre quis ler a série, mas até hoje não tive a oportunidade. Nem os filmes vi ainda!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Ei blogueiro - não deixe spam por aqui, o mundo agradece!

Ei leitor - escreva o que quiser, munido de respeito e coerência, porém.