Pesquisar

10 de out de 2013

O Menino do Pijama Listrado - John Boyne

Olá gente bonita! Há algumas semanas o caminhão do BiblioSesc estava estacionado na nossa cidade, e então fui lá e me deparei com “O menino do Pijama Listrado”, o qual eu sentia muita vontade de ler, mesmo que já tenha visto o filme.

O livro, escrito por John Boyne, é narrado entre 1942 e 1944, durante o período da Segunda Guerra Mundial. Tudo começa quando a família de Bruno, protagonista da história, tem que se mudar para um lugar distante, pois o pai havia sido promovido a um cargo superior.
 O lugar nada agradava Bruno, que se queixava por não ter o que fazer, nem amigos para brincar. Mesmo reclamando aos pais, e também ao “caso perdido” como se referia a sua irmã, nada adiantava. Bruno teria que se adaptar a sua nova vida.
Em certo dia, Bruno, da janela do seu quarto, se depara com várias pessoas que viviam do outro lado da cerca, e segundo ele, usavam pijamas listrados e também bonés. Intrigado, ele sai pelo quintal a fim de descobrir quem eram aquelas pessoas e porque se comportavam daquele modo. Com isso, ele conhece Shmuel, um menino judeu que “morava” ali, e a partir disso eles criam uma amizade pura, trocando experiências sobre suas vidas, tão diferentes e ao mesmo tempo tão iguais. 
Em meio aquela tamanha tragédia, Bruno não era capaz de perceber o que acontecia a sua volta, mesmo sendo muito inteligente, era muito inocente. E isso é o que encanta no livro, o modo como Bruno via as coisas, e as interpretava.
Até que Bruno recebe a notícia que iria voltar a sua antiga cidade, e então os dois meninos resolvem fazer algo totalmente proibido, e que torna o livro comovente.. 


cena do filme; fonte

"O Menino do Pijama Listrado" é emocionante, um verdadeiro ensinamento sobre uma amizade pura e intensa. A leitura é de fácil entendimento e eu recomendo muito!
Alguém aqui já leu ou viu o filme? O que vocês acharam?
Até a próxima...

4 comentários:

  1. Olha eu já vi o filme e adorei, nossa me emocionei demais, e não acreditei quando o filme acabou daquela forma! Desde então sempre tive vontade de ler o livro, mas ao mesmo tempo tenho receio porque sei que não vai ser uma leitura fácil, eu provavelmente vou desidratar!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda! Também vi o filme e me emocionei.. mas com o livro foi diferente, ele é menos tocante que o filme, acho que você não vai desidratar! Hahaha, leia sim, é um ótimo livro! Beijo

      Excluir
  2. Eu não li o livro, mas assisti o filme e se for tão bom quanto o filme: NOOOOOSSA!
    Vale muito a pena, parabéns pela postagem.

    umpouco-demundo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ina, como você disse o filme vale muito a pena, assim como o livro. Se tiver oportunidade, leia! Obrigada, um beijo.

      Excluir

Ei blogueiro - não deixe spam por aqui, o mundo agradece!

Ei leitor - escreva o que quiser, munido de respeito e coerência, porém.